2015 – Iniciativas Amigas do Idoso

2015 – Iniciativas Amigas do Idoso

Com o tema “Iniciativas Amigas do Idoso”, o III Fórum Internacional de Longevidade foi realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2015, em amplitude global – com grande número de países e de continentes participantes.

A terceira edição do Fórum Internacional de Longevidade foi organizada pelo Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR), com patrocínio de Bradesco Seguros e Universidade do Seguro (UniverSeg) e apoio dos parceiros: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE) – vinculado ao Instituto Vital Brazil/Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e Fundação de Empreendimentos, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico do Rio de Janeiro (Femptec). O co-patrocínio é da Galderma Brasil e da Apsen Farmacêutica.

Participaram palestrantes de mais de 15 países-membro da Aliança Global de Centros Internacionais de Longevidade – um consórcio de organizações voltadas ao envelhecimento populacional, constituído por África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Israel, Japão, Reino Unido, República Dominicana, República Tcheca, Singapura.

Também teve como palestrantes diversos representantes de organizações intergovernamentais, como Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo de População da Organização das Nações Unidas (UNFPA), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Conselho de Envelhecimento do Fórum Econômico Mundial (WEF Global Agenda Council on Ageing). E de organizações internacionais: Federação Internacional de Envelhecimento, Associação Internacional de Geriatria e Gerontologia, Rede Internacional para a Prevenção de Abuso da Pessoa Idosa. Além do espanhol Instituto Gerontológico Matia. As instituições brasileiras participantes foram: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Associação Brasileira de Recursos Humanos, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade da Terceira Idade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UnATI/UERJ) e Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Um dos grandes destaques desta edição do Fórum foi o lançamento do relatório “Envelhecimento Ativo: um marco político em resposta à Revolução da Longevidade” publicação do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-Brasil). O relatório de 2015, revisita o que ficou conhecido como Marco Político do Envelhecimento Ativo (Active Ageing Framework), publicado em 2002 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a revisão e atualização do Marco Político do Envelhecimento Ativo, após dez anos de sua existência, em 2012, Alexandre Kalache propôs o desenvolvimento de pesquisa que recebeu fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e apoio do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), do Instituto Vital Brazil.

O relatório pode ser baixado da nossa página de publicações.

Acesse o Programa do III Fórum Internacional da Longevidade.