ILC-BR

Com expertise internacional e sede no Rio de Janeiro, o ILC-BR é um espaço autônomo de ideias, produção de conhecimento, recomendação de políticas embasadas por pesquisa qualitativa e concepção de projetos de cidadania.

Constituiu-se como um think tank interlocutor de grupos de interesse dedicados às transformações sociais, políticas, econômicas e científicas. Sua missão é:

Criar, aprimorar e expandir diretivas e soluções para políticas relacionadas ao envelhecimento populacional, alicerçadas nos princípios do Envelhecimento Ativo e fundamentadas por evidências oriundas de resultados de pesquisas e boas práticas nacionais e internacionais, de modo a propiciar aos indivíduos e grupos populacionais oportunidades de aumentar a qualidade de vida ao longo de seu envelhecimento.

Toda a ação do ILC-BR se realiza em parceria com instituições da sociedade civil e em cooperação com órgãos de governo, para a articulação conjunta de conhecimentos sobre a realidade do envelhecimento.

O ILC-BR integra a Aliança Global de International Longevity Centres (ILC Global Alliance ILC-GA), composta por centros de longevidade instituídos em 17 países, como organizações que promovem o debate e propõem o tipo de política necessária para a área de envelhecimento. Sediada no Reino Unido, a Aliança Global de ILCs contribui para que as sociedades lidem com a longevidade e o envelhecimento da população de maneira positiva e produtiva, a partir de uma perspectiva de “curso de vida”. A co-presidência do ILC-GA é compartilhada pela Mary-Ann Tsao (Presidente do ILC-Cingapura) e Alexandre Kalache.

Inaugurado em 2012, o ILC-BR foi formalizado em 2013, como entidade sem fins econômicos, composto por um conselho consultivo, diretoria e conselho fiscal. Durante seus quatro primeiros anos de existência, o ILC-BR recebeu apoio logístico do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), vinculado ao Instituto Vital Brazil (IVB)/Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, tendo estado sediado em suas instalações por meio de acordo de cooperação técnico-científica, para a realização conjunta de estudos, pesquisas e seminários. Desde 2016, o ILC-BR tem suas instalações na Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATi) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Entre as realizações do ILC-BR destaca-se a pesquisa “Atualização do Marco Político do Envelhecimento Ativo: sua implementação e avaliação no contexto do Rio de Janeiro”, com recursos outorgados em 2013 pela FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. A publicação é disponível em português, inglês e espanhol (download). Outro destaque é o desenvolvimento do projeto Cidade Para Todas As Idades, alinhado com os princípios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, mais recentemente, a expansão da metodologia “amiga do idoso” a outras instituições como hospitais e universidades. Os profissionais do ILC-BR participam frequentemente em conferências e seminários nacionais e internacionais, palestrando sobre a revolução da longevidade e outros temas relacionados. O ILC-BR também organiza eventos de ramo internacional, como o Fórum Internacional da Longevidade, que recebe apoio da Bradesco Seguros. Ressaltam-se, ainda, o estabelecimento de conexões internacionais com instituições de ensino e pesquisa e organizações; produção de papers, conferências e palestras.

 

Visão

Ser referência nos temas relacionados à Longevidade, reconhecido por trabalhar por uma sociedade na qual as pessoas idosas tenham seus direitos promovidos, protegidos e respeitados e na qual pessoas de todas as idades tenham oportunidades distintas de acesso à saúde; participação; aprendizagem ao longo da vida e; segurança/proteção à medida que envelhecem.

 

Valores

  • Comprometimento
  • Responsabilidade social
  • Vivência do conceito do envelhecimento ativo
  • Resiliência
  • Promoção dos direitos das pessoas idosas