Conferência MasterMind

No dia 8 de fevereiro, Dr. Alexandre Kalache fez a palestra magna da conferência final do projeto EUMasterMind, co-financiado pela Comissão Europeia. Ele desafiou os participantes da conferência: como responder a duas revoluções simultâneas que estamos vivendo hoje: a revolução da longevidade e a quarta revolução industrial?

Disse ainda que é neste contexto que estaremos observando a nível mundial a ascensão da depressão como a mais importante causa de DALYs (disability-adjusted life years, ou seja, os anos de vida perdidos ajustados por incapacidade) daqui até o ano 2030. O que todos precisaremos mais do que nunca é resiliência.

Dr. Kalache também lançou desafios para a pesquisa e implementação de políticas e serviços para lidar com depressão em grande escala usando tecnologia. Sua fala se referiu, entre outros, à Declaração sobre o Desenvolvimento de uma Cultura do Cuidado, produto final do nosso primeiro Fórum Internacional e ao documento gerado a partir do IV Fórum Internacional sobre o papel da tecnologia e de design para uma sociedade longeva. Ambas as publicações se encontram aqui.