II Simpósio Internacional sobre Políticas para o Envelhecimento – Presente, Passado e Futuro

II Simpósio Internacional sobre Políticas para o Envelhecimento – Presente, Passado e Futuro

Uma realização do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR), em parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade da USP e com co-patrocínio da MSD Farmacêuticas e TENA.

O panorama populacional brasileiro mostra que as pessoas vivem cada vez mais em paralelo a um acentuado declínio da natalidade, resultando em uma rápida inversão da pirâmide populacional. O Brasil hoje tem cerca de 30 milhões de idosos, duas vezes mais que há vinte anos, devendo alcançar 64 milhões em 2050. O número total de filhos por mulher no final de sua vida reprodutiva caiu abaixo do nível de reposição, há pelo menos quinze anos. Estamos diante da Revolução da Longevidade com o aumento contínuo do número de idosos e diminuição progressiva do número de jovens. Suas implicações impactam a sociedade como um todo, e assim as políticas públicas de todos os níveis.

“Precisamos pensar nos últimos 10 anos, no que aprendemos com as políticas no Brasil e internacionalmente para que a gente possa pensar nas políticas que precisamos para os próximos 10 anos,”
Alexandre Kalache, Presidente do ILC-BR

Há questões urgentes a serem discutidas e pensadas por experts de todos os setores para fundamentar uma “nova geração” de políticas. É neste pano de fundo que o Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) vem promovendo, desde da sua criação em 2012/13, um diálogo mais profundo sobre o envelhecimento populacional e suas implicações para as políticas públicas e, especificamente, para o setor de saúde. O evento seguirá nos moldes do bem-sucedido Fórum Internacional da Longevidade que ocorre anualmente desde 2013 no Rio de Janeiro, em parceria consolidada com a Bradesco Seguros, e do I Simpósio Internacional da Longevidade, realizado em 2017, em São Paulo.

Neste II Simpósio Internacional no dia 19 de outubro, palestrantes brasileiros e internacionais falarão sobre um amplo leque de temáticas dentro da grande demanda em desenvolver políticas para um país desigual que está envelhecendo de maneira acelerada. De modo a fornecer fundamentos e evidências para desenvolver e formular as políticas para os próximos dez anos, serão analisadas mais criticamente as políticas públicas relacionadas ao envelhecimento populacional dos últimos dez.

As inscrições são gratuitas, mas por favor, apenas faça sua inscrição se realmente poderá participar do Simpósio de forma integral. No caso de algum imprevisto, por favor, avisar o mais cedo possível para que pessoas da lista de espera possam ainda se organizar. Segue o botão abaixo para fazer sua inscrição.

 

Programação do II Simpósio Internacional

Programação do II Simpósio Internacional

 

INSCRIÇÕES VIA EVENTBRITE