Abriram as inscrições para o V Fórum Internacional

Abriram as inscrições para o V Fórum Internacional

Tema do V Fórum: a construção da resiliência ao longo do curso de vida

Local: Auditório da Bradesco Seguros na Rua Barão de Itapagipe, 225, Rio de Janeiro

Data: 19 e 20 de outubro de 2017

O evento é gratuito e demanda a PARTICIPAÇÃO INTEGRAL nos dois dias.

Eventbrite - V Fórum Internacional da Longevidade


O Fórum Internacional da Longevidade, evento organizado pelo ILC-Brasil desde 2013, terá sua 5ª edição nos dias 19 e 20 de outubro de 2017, no Rio de Janeiro, no auditório da Bradesco Seguros, responsável pela produção do evento, junto com a UniverSeg.
A cada ano, experts provenientes de diferentes países e continentes participam, com grande alcance de público. Os eventos geraram publicações internacionais – a “Declaração do Rio – Muito Além de Prevenção e Tratamento: Desenvolvendo uma Cultura do Cuidado” e a “Carta de Gênero e Envelhecimento”, pactuados nos Fóruns em 2013 e 2014 e distribuídos globalmente; em 2015, foi lançado o documento “Envelhecimento Ativo: um marco político em resposta à Revolução da Longevidade” (atualização do documento lançado pela OMS em 2002). Em 2016, o Fórum levou à produção de um documento visando definir em mais profundidade um modelo de design amigo do idoso e convidando à reflexão sobre tecnologias, design e longevidade.
O tema do V Fórum é “a construção da resiliência ao longo do curso de vida” e oferece uma reflexão crítica sobre os temas já abordados nas edições anteriores do Fórum Internacional, todas elas baseadas no marco político do “envelhecimento ativo” como quadro teórico e prático estruturante da ação social; na perspectiva de “curso de vida”, decisiva para o bem estar em todas as idades, em especial na velhice; no enfoque “amigo do idoso” como estratégia de implementação de políticas de envelhecimento ativo em seus quatro eixos: saúde, aprendizado ao longo de toda a vida, participação e segurança (proteção); e na “cultura do cuidado” como prática presente durante a vida e indispensável para a fase de fragilidades, quando é preciso ir além de promoção e prevenção.
Palestrantes nacionais e internacionais trarão resultados de suas reflexões, pesquisas e experiências. Elas serão abordadas sob diversos ângulos, por exemplo, de que forma construir e reforçar a resiliência de modo a que as pessoas possam atingir seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo de todo seu curso de vida. Desta maneira, envelhecemos participando integralmente da sociedade, tendo nossas necessidades atendidas e nossos desejos realizados. Ser resiliente é ser capaz de transformar experiências negativas em algo positivo – ou, pelo menos, limitar suas consequências.
A organização do V Fórum também recebeu patrocínio da MSD Farmacêutica e da TENA. O Consulado Geral do Reino dos Países Baixos também contribuiu à realização do evento, que também conta com a SBGG, a Unati/UERJ, a Universidade Aberta à Terceira Idade da USP, o Iamspe de São Paulo, o Programa de Pós-Graduação em gerontologia da faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e a Aliança Global de ILCs como parceiros.


Quando?
19 e 20 de outubro de 2017

Onde?
Auditório da Bradesco Seguros na Rua Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido 20.261-005, Rio de Janeiro, RJ.

Inscrições?
As inscrições serão feitas através de www.eventbrite.com.br (botão acima). Devido à, historicamente, alta demanda, gostaríamos de avisar desde já que abriremos uma lista de espera após estarem esgotadas as vagas, e à medida em que tivermos desistências entre os inscritos, confirmaremos aqueles da lista de espera.

Programação?
Os palestrantes e temas abordados durante os dois dias do Fórum serão divulgados ao longo das próximas semanas. A programação completa será enviada por e-mail a todos os inscritos.


Organização: Centro Internacional de Longevidade Brasil
Produção: Bradesco Seguros e UniverSeg
Copatrocínio: MSD Farmacêutica, TENA
Parceiros: Consulado Geral do Reino dos Países Baixos, Iamspe, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Unati/UERJ, Unati/USP, Programa de Pós-Graduação em gerontologia da faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e Aliança Global de ILCs