Direitos humanos da pessoa idosa

Direitos humanos da pessoa idosa

Dos dias 23 a 26 de julho, representantes de governos, organizações da ONU e da Sociedade Civil se reuniram em Nova York durante a nona sessão do Grupo de Trabalho Aberto sobre o Envelhecimento (em inglês: Open-Ended Working Group on Ageing) nas Nações Unidas. O Grupo de Trabalho, instituído em 2010 e responsável por discutir sobre a melhor proteção dos direitos humanos de pessoas idosas, abordou na sua nona sessão os temas de cuidados paliativos e de longa duração e autonomia e independência. A Aliança Global de ILCs, que tem status consultivo com a ONU e cujo co-Presidente é o Dr. Alexandre Kalache, foi representada nas discussões.

Na ocasião desta reunião, o ILC do Canadá organizou um evento, com apoio do Governo do Canadá e que foi transmitido ao vivo via UN Web TV (webtv.un.org), como oportunidade de um diálogo sobre os temas desta reunião entre países mais desenvolvidos e países menos desenvolvidos. O evento, que contou com o Dr. Alexandre Kalache como palestrante sobre cuidados de longa duração e cuidados paliativos, também abordou a necessidade de ter um instrumento internacional para proteger os direitos humanos de pessoas idosas, ou seja, uma Convenção Internacional de Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

Dr. Kalache também participou de outro evento, organizado pela Federação Internacional de Envelhecimento (em inglês: International Federation on Ageing – IFA) sobre desigualdades de pessoas idosas LGTBQI.