Hospital Amigo do Idoso – lançamento em Veranópolis

Hospital Amigo do Idoso – lançamento em Veranópolis

Na noite do dia 07 de março, foi realizando o lançamento do projeto Hospital Amigo do Idoso em Veranópolis. O projeto Hospital Amigo do Idoso é uma proposta da Associação Veranense de Assistência em Saúde (AVAES), organização mantenedora do Hospital São Peregrino Lazziozi, desenvolvida pelo Centro Internacional de Longevidade Brasil e submetida pelo Conselho Municipal do Idoso ao Grupo CPFL Energia. O projeto é financiado através de um recurso do Grupo CPFL Energia, através do Instituto CPFL, e também recebe apoio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e da Prefeitura Municipal de Veranópolis. O objetivo é aprimorar a atenção à saúde do idoso no hospital do município, baseadas no conceito do envelhecimento ativo da Organização Mundial da Saúde.

Durante a cerimônia de lançamento desse projeto, o Dr. Alexandre Kalache, Presidente do ILC-BR relatou a importância dessa adesão por Veranópolis e a preocupação que o município tem com a sua população. Destacou que para um envelhecimento ativo é fundamental que as pessoas tenham quatro pilares: saúde, conhecimento, direito a participação e segurança de proteção, garantindo que o idoso não seja abandonado. E esses pilares devem ser construídos ao longo da vida e mantidos inclusive, após os 60 anos.

Em 2016, Veranópolis aderiu à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso, uma rede da Organização Mundial de Saúde (OMS) com mais de 500 membros, após o cumprimento de várias etapas, incluindo a elaboração de um diagnóstico da cidade com ampla participação da população veranense e a definição de um plano de ação para tornar Veranópolis uma cidade mais amiga do idoso, e assim, Cidade Para Todas As Idades.

Durante a implementação desse projeto foi identificado a necessidade de tornar os serviços de saúde oferecidos pelo Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi (HCSPL) mais amigáveis aos idosos. A Associação Veranense de Assistência em Saúde (AVAES), organização mantenedora do Hospital junto com o Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR) que já atuou como parceiro durante o projeto, propuseram uma nova iniciativa ao Conselho Municipal do Idoso: o Hospital Amigo do Idoso.

No lançamento, além da palestra do Kalache intitulada “Porque um enfoque ‘amigo’ voltado ao idoso?”, também houve uma fala da Dra. Cláudia Fló, presidente da Gerontologia da Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG), que compartilhou experiências com o projeto em São Paulo onde há uma certificação estadual para hospitais amigos do idoso.

Fotos: Leticia Ana Fracasso