Mais uma cidade australiana se torna amiga do idoso

Conferencia em Whyalla na Australia

A Secretaria de Saúde do Estado da Austrália do Sul publicou nota em seu perfil no Facebook sobre a conferência de Alexandre Kalache na cidade de Whyalla, que marca o lançamento do programa Age-Friendly Whyalla.

A chamada diz que Whyalla “se junta a 35 outras cidades”, quando, na verdade, esse foi o número inicial de cidades que aderiram à iniciativa “Cidade Amiga do Idoso”, proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2007, sob a liderança de Alexandre Kalache. Hoje, são mais de mil cidades e comunidades participantes, que formam uma rede mundial.

Somente da Austrália, 21 cidades já aderiram, segundo informação da Rede OMS de Cidades Amigas do Idoso.

Inédito sobre Whyalla: é o primeiro “centro regional” mais amigo do idoso, constituído por nove outras comunidades menores, em um raio de 50 Km. Assim, agrega-se uma nova dimensão à iniciativa Cidade Amiga do Idoso, atendendo a comunidades mais remotas que incluem também casas isoladas.

Autoridades locais esperaram a chegada de Alexandre Kalache para lançar o programa e cumprir uma agenda de dois dias de participação em foruns públicos, visitas a centros, grupos focais e muitas discussões com o Prefeito, secretários e sociedade civil.  Kalache participou como expert Professor Adjunto da Universidade da Austrália do Sul.