Novo Cidadão Veranopolitano – Alexandre Kalache

Novo Cidadão Veranopolitano – Alexandre Kalache

Segue notícia da Câmara de Vereadores de Veranópolis:

“Na noite desta terça-feira, dia 28, foi entregue o título de Cidadão Veranopolitano ao Médico e gerontólogo Alexandre Kalache. Presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil e pai da iniciativa “Cidades Amigas do Idoso” da Organização Mundial de Saúde, Kalache identificou Veranópolis como um solo frutífero para a implementação de um novo modelo de Cidade Amiga dos Idosos, que nada mais é que uma Cidade Para Todas as Idades. Com sua longa história em pesquisas na área de longevidade, excelentes profissionais e altos índices de desenvolvimento, o município se destacou na busca de uma primeira cidade para aplicação de um piloto que se espera, aos poucos, ser expandido para todo o Brasil.

Na solenidade estiveram presentes, o autor do Projeto de Lei, ex-prefeito Carlos Alberto Spanhol, o presidente da Câmara, Thomas Schiemann, vereadores Mara Lourdes Garib Guzzo, Aristeu André Caron, Leocride Bataglion, Jucimar Antônio Merlo, João Guilherme Mazetto, Danilo Balotin e Luis Carlos Comiotto, o prefeito municipal, Waldemar De Carli, o vice-prefeito Rubem Pastore, demais autoridades, profissionais do Projeto Veranópolis – Município Para Todas As Idades e público em geral.

Representando as bancadas da Câmara o vereador Jucimar Antônio Merlo exaltou a condecoração e agradeceu o empenho do médico na melhoria da qualidade de vida dos idosos, “a comunidade de Veranópolis te recebe de braços abertos hoje, como um de seus filhos mais ilustres. E que a tua luta para garantir os direitos e a qualidade de vida da melhor idade continue”. Disse.

O autor da homenagem, ex-prefeito Carlos Alberto Spanhol, em seu discurso destacou que os trabalhos realizados em Veranópolis são destaques para o país inteiro e agradeceu o trabalho de Kalache, “o senhor é um iluminado, lhe dizer muito obrigado por tudo é pouco. Só queremos que você continue com sua equipe, pois os trabalhos de pesquisas realizadas aqui dignificam o país e iluminam as cabeças daqueles que cuidam da vida das pessoas”.

Em seu discurso, o homenageado fez questão de citar os trabalhos de estudos do Dr. Emílio Moriguchi e a gerontóloga Ina Voelcker, coordenadora de Projetos de Pesquisa do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR), no município, “quando pensei em fazer um estudo piloto que servisse de modelo para todo país, não tive dúvidas em falar com o Dr. Moriguchi e usar os estudos feitos aqui, por esse esforço coletivo de aliança entre o Poder Público, o rigor acadêmico, Conselho Municipal do Idoso e parcerias público-privadas. Mas sem a dedicação e esforço da Ina Voelcker, nada disso seria possível”.

O prefeito Waldemar De Carli citou a importância e comprometimento do homenageado com a causa, “o Dr. Kalache dispensa qualquer comentário, basta olhar o extenso currículo de uma pessoa extremamente comprometida com o envelhecimento e não só com parte física, mas a parte psicossocial e comportamental do idoso que são essenciais. Parabéns a todos por essa homenagem justa e esperamos continuar contando com sua presença aqui na comunidade”.

Por fim, o presidente da Câmara de Vereadores, Thomas Schiemann, agradeceu a indicação de “Cidade amiga do Idoso” feita pelo médico, “mais uma vez Veranópolis se destaca de forma positiva. A cidade e o povo de Veranópolis está toda aqui lhe entregando esse título mais que merecido. Muito obrigado!” Concluiu.”

Alexandre Kalache com equipe de pesquisadores O homenageado com os Veradores Vice-Prefeito, Dr. Rubens; Alexandre Kalache; o presidente da Câmara de Vereadores, Thomas Schiemann e o ex-Prefeito, Carlos Alberto Spanhol

Crédito fotos: Aline Piletti