Resiliência será tema da 5ª edição do Fórum Internacional da Longevidade

Resiliência será tema da 5ª edição do Fórum Internacional da Longevidade

Revolução é um evento súbito, de grande impacto e a partir do qual a sociedade terá mudado inexoravelmente. E estamos hoje vivenciando duas revoluções sem precedentes: a da longevidade e, simultaneamente, a 4ª revolução industrial. Que privilégio pertencermos às gerações que vão responder a ambas – pois de nossa resposta dependerá a construção de uma sociedade mais resiliente. Longas vidas em paralelo ao desenvolvimento de novas tecnologias (cada vez mais interativas entre si) nos oferecem oportunidades. Se não as aproveitamos, estas mesmas oportunidades acabam se transformando em riscos que com freqüência terminam em crises com graves conseqüências para nossa qualidade de vida.

A 4a revolução industrial

A 4ª revolução industrial “é a mudança inexorável da simples digitalização que caracterizava a terceira revolução industrial para uma forma muito mais complexa de inovação baseada na combinação de múltiplas tecnologias de novas maneiras” (Klaus Schwab, Presidente do Fórum Econômico Mundial). Éla é basicamente uma fusão, sem precedentes, de novas tecnologias heterogêneas, por exemplo, nos campos digital, físico e biológico.

Para bem envelhecer é necessário que as pessoas tenham acesso às reservas necessárias para se adaptar, obter suporte e/ou crescer a partir dos desafios encontrados ao longo da vida. Tecnologias podem em muito nos ajudar neste processo.

O V Fórum Internacional da Longevidade terá como tema central a resiliência em um mundo longevo, cada vez mais definido por novas tecnologias. Palestrantes nacionais e internacionais trarão resultados de suas reflexões, pesquisas e experiências. Elas serão abordadas sob diversos ângulos, por exemplo, de que forma construir e reforçar a resiliência como uma abordagem indispensável para que as pessoas possam atingir seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo de todo seu curso de vida. Desta maneira, envelhecemos participando integralmente da sociedade, tendo nossas necessidades atendidas e nossos desejos realizados. Ser resiliente é ser capaz de transformar experiências negativas em algo positivo – ou, pelo menos, limitar suas conseqüências.


O V Fórum ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 19 e 20 de outubro e terá, novamente, como patrocinador principal a Bradesco Seguros.

As inscrições serão abertas em agosto. Para a seleção, os seguintes critérios serão observados:

  • Se tiver se inscrito em um dos Fóruns anteriores, ter dele participado integralmente.
  • Comprometer-se explicitamente no momento da inscrição a participar de todas as atividades dos dois dias do Fórum *
  • Demonstrar como pode ser um potencial replicador dos aprendizados do Fórum, e
  • Comprometer-se em aplicar na prática os aprendizados

Para atualizações sobre o Fórum, sigam a nossa página no Facebook ou a nossa conta no Twitter.

* Presença será verificada em todas as sessões.